sábado, 10 de dezembro de 2011

UNO / MÚLTIPLO - PARMÊNIDES / HERÁCLITO

Postado por Flávia Arruda



"Na circunferência, o princípio e o fim se confundem". Heráclito de Éfeso

             O pensamento de Parmênides de Eléia era pautado na doutrina do UNO, baseada naquilo que não tem princípio nem fim, portanto é eterno e imutável. Em oposição, Heráclito de Éfeso sustentava a idéia do MÚLTIPLO, em que tudo estava em eterna mutação. Muitos tratadistas, como Vitrúvio Polião, Leon Alberti e Le Corbusier, ligados ao conceito de Uno, priorizaram a racionalidade (omitindo outras dimensões) para simplificar e reduzir a complexidade de temas da arquitetura.
          É questionável se esses tratados unistas e conceitos universalizantes podem ajudar numa prática projetual que preze por uma arquitetura de menor, pautada na prática de uma minoria, isto é, voltada para a valorização das particularidades do indivíduo. Construir um diálogo que busque romper, em parte, com a academia, integra o espírito do tempo atual, que não é mais do sítio ideal, e sim do sítio do indeterminado.

REFERÊNCIA:
SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-Socráticos. Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega. 2ª edição. Porto Alegre: Edipucrs, 2003, pp. 273-349

Nenhum comentário:

Postar um comentário