terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A ilusão da distancia. Hélder Samora Évora fortes


A ilusão da distância...
O sistema visual «conhece a perspectiva», e isso é-nos muito útil para interpretar uma imagem tridimensional. Mas isso gera algumas ilusões, quando numa figura plana há pistas que enganam o sistema visual e o levam erradamente a fazer uma interpretação usando a perspectivaNa imagem acima, demonstra exatamente o que acontece quando usamos a perspectiva para fazer a interpretação de uma imagem plana. ficamos com a sensação de as duas menias não tem o mesmo tamanho...Mas têm exatamente o mesmo tamanho. Isso acontece porque o sistema visual usa o ângulo entre as duas rectas laterais para estimar o ângulo do nosso olhar relativamente ao solo. E isso faz com que pense que a primeira menina  está mais próxima. Ora, se ambas têm a mesma aparência visual e a menina de cima está mais longe... então a visual que temos é que a segunda menina está sobre a mão da primeira  e ela não tendo o mesmo tamanho da primeira.E é assim mesmo que a vemos. O sistema visual (julgando estar a ser muito esperto) engana-se redondamente.
<<Mas esta é uma «ilusão» que mostra o sucesso do sistema visual na estimativa da perspectiva. A capacidade que ele tem para fazê-lo é aquilo a que se chama a «constância do tamanho» dos objetos. É essa capacidade que faz com que, quando uma pessoa se afasta de nós, não percebemos a diminuir de tamanho. E, quando vemos uma pessoa ao longe, não temos geralmente a sensação de que ela é minúscula.
Ou seja, existe um mecanismo cerebral que impõe a constância do tamanho dos objectos, como se eliminasse o efeito da perspectiva. E o mecanismo funciona com bastante precisão. Se virmos uma folha de um certo tamanho ao longe, desde que a distância não seja exagerada, e tivermos ao nosso lado algumas folhas de vários tamanhos diferentes, sabemos normalmente escolher entre elas a que tem o mesmo tamanho da que está longe! O problema é quando esse mecanismo é usado indevidamente... .É real.>> 


Nenhum comentário:

Postar um comentário