segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

COPO D'ÁGUA

Esvazie sua mente, seja amorfo, como a água.

Se você colocar água numa taça, ela vira a taça.

Se você colocar água numa garrafa, ela vira a garrafa.

Se você colocar água numa chaleira, ela vira a chaleira.

A água pode fluir ou partir-se.

Seja água, meu amigo.”

Bruce Lee


ESTÉTICA E A METODOLOGIA PROJETUAL


No final dos anos 90, Masaru Emoto, cientísta japônes submeteu amostras d'água a ação de palavras, músicas e orações. Após o processo, fotografou as moléculas de H²O mostrando a alterção em seus formatos devido a influência da energia de cada Palavra.


Mesmo não depositando total credibilidade nos resultados mostrados, pois parecem manipulados e tendeciosos, o processo do experimento é algo notório. Abre um leque de posibilidades e imaginação a respeito da interação entre, no caso, mente/energia e objetos.

E, nos remete a pensar em Eisenmann e sua “brincadeira” desconstrutivista, onde não se objetiva o resultado estético ou funcional, mas puramente a análise. Em suas próprias palavras “Desconstrua e reconstrua com suas próprias análises”





ESTÉTICA E AS PLATAFORMAS


A evolução da maneira de se desenhar trouxe sua estética consigo, além do gosto e da bagagem de quem as usa, as ferramentas do processo guiam os resultados, desde o lançamento de novas lapiseiras e réguas a novos softwares e seus comandos mirabolantes. Cada novo recurso faz com que o desenhista acesse novas áreas de sua imaginação.


Claro que softwares não são responsáveis por tantas curvas e formas excêntricas. Tenho certeza que mesmo numa prancheta, com o nankim, esquadros 45, 30, 60 e uma régua paralela Hadid e Gehry não se limitariam ao cubo.

Um comentário:

  1. Água situação poça, água situação rio, situação jato, situação correnteza, cachoeira, fonte, poço, torneira, situação entornar, verter, correr, fluxo, amei a citação de Bruce Lee.

    ResponderExcluir