sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

2_Esquizo Arquitetura?! Cidade Esquizo?



Diferentemente de uma prática que busca modelos ideias e, portanto possui uma estrutura análoga a dinâmica de uma árvore (admitindo a origem de tudo a partir de um único ponto), uma esquizo arquitetura (amparada pelos conceitos de esquizoanálise de Gilles Deleuze e Felix Guattari) reconhece a potência do fragmento, as várias entradas possíveis para a construção do saber e da cultura em constante mutação.
Não seria justamente esse ideal de unicidade que nos conduz a modelos cada vez mais neuróticos de cidades?
A idéia de “uno” se coloca de modo transcendente sobre a vida na cidade. Talvez isto justifique a posição vertical e impositiva com que os planos de ordenamento das cidades se apresentam. Pouco dispostos a se localizarem na imanência dos acontecimentos da vida pública, não são capazes de admitir a potencia e inventividade que se desenvolve nas frestas, que se situa nos “entre” da cidade.
Uma cidade esquizo, portanto organiza-se de forma rizomática, permitindo conexões múltiplas, mudanças constantes, micropolíticas urbanas e ferimentos na lei. O rizoma admite a heterogeneidade e abre espaço para uma prática MENOR, na qual tudo toma valor coletivo e revolucionário. Um pensamento subversivo à lógica hegemônica do poder instituído é a base da criação, caso contrário estamos fadados ao empobrecimento da própria vida.
Da prática MAIOR, deriva a “atração pelo liso, pelo recoberto: apaga-se o desacordo”, nas palavras de Sérgio Ferro. Uma arquitetura luminosa carece de esbarros, rugosidades, sombras. “Não é sem razão que nos lamentamos sobre a frieza de nossos espaços, sua desumanidade”.

A arquitetura maior se articula, portanto, sob a tríade saber-poder-discurso e se sustenta no deslocamento do saber do corpo social para o técnicoao passo que uma prática menor, situada no “entre”, enxerga a potência do possível, não censura a imaginação utópica e valida as tensões e dissensos, permitindo a coexistências das contradições e diferenças.


Postado por Bárbara Veronez

Nenhum comentário:

Postar um comentário