quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Escolha de Sócrates.


Postado por Emílio Terra.
Complemento.



Sua morte nos é contada por Platão, que foi um de seus discípulos. Veja um breve resumo:

"(...) Ele se levantou e se dirigiu ao banheiro com Críton, que nos pediu que esperássemos, e esperamos, conversando e pensando (...) na grandeza de nossa dor. Ele era como um pai do qual estávamos sendo privados, e estamos prestes a passar o resto da vida orfãos. (...) A hora do pôr do sol estava próxima, pois ele tinha passado um longo tempo no banheiro .(...) Pouco depois, o carcereiro entrou e se postou perto dele, dizendo:

- A ti, Sócrates, que reconheço ser o mais nobre, o mais delicado e o melhor de todos os que já vieram para cá, não irei atribuir sentimentos de raiva de outros homens (...) de fato, estou certo de que não ficarás zangado comigo, porque como sabes, são os outros , e não eu o culpado disso. E assim, eu te saúdo, e peço que suportes sem amargura aquilo que precisa ser feito, sabes qual é a minha missão - e caindo em prantos, voltou-se e retirou-se.

Sócrates olhou para ele e disse:

- Retribuo tua saudação, e farei como pedes. - E então, voltando-se para nós disse: - Como é fascinante esse homem; desde que fui preso, ele tem vindo sempre me ver,e agora vede a generosidade com que lamenta a minha sorte. Mas devemos fazer o que ele diz; Críton, que tragam a taça, se o veneno estiver preparado.(...) 

Críton, ao ouvir isso fez um sinal para o criado, o criado foi até lá dentro, onde se demorou algum tempo; depois voltou com o carceireiro trazendo a taça de veneno. Sócrates disse:

- Tu, meu bom amigo, que tem expêriencias nesses assuntos, irá me dizer como devo fazer.

O homem repondeu: 

- Basta caminhar de um lado para outro, até que tuas pernas fiquem pesadas, depois deita-te e o veneno agirá. - Ao mesmo tempo estendeu a taça a Sócrates, (..) que segurou-a (...) 

E então levando a taça aos lábios, bebeu rápida e decididamente o veneno. 

Até aquele instante a maioria de nós conseguira segurar a dor; mas agora, vendo-o beber e vendo, também que ele tomara toda a bebida, não pudemos mais nos conter; apesar de meus esforços, lágrimas corriam aos borbotões. (...) Apolodoro, que estivera soluçando o tempo todo, irrompeu num choro alto que transformou-nos a todos em covardes. (...)

E então, o próprio Sócrates apalpou as pernas e disse: 

- Quando chegar ao coração, será o fim. - (...) e disse aquelas que seriam as suas últimas palavras: 

- Críton, eu devo um galo a Esculápio, vais lembrar de pagar a dívida? 

- A dívida será paga - disse Críton. (...) 

Foi esse o fim de nosso amigo, a quem posso chamar sinceramente de o mais sábio, mais justo e melhor de todos que conheci."


Sócrates no leito de morte. Óleo sobre tela. 1787. Jacques Louis Daivid. Metropolitam Museum of Art. New York. EUA.


Fontes: Mundo dos Filósofos | Consciencia.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário